25 de novembro de 2009

CHÁVEZ CONVOCA A QUINTA INTERNACIONAL

Marx foi um dos fundadores da Associação Internacional de Trabalhadores. Depois veio a Segunda Internacional, que reunia partidos socialdemocratas na passagem do século 19 para o 20 e ainda hoje existe, com o nome de Internacional Socialista. A Internacional Comunista, que foi fundada a partir da Revolução Russa, passou a ser chamada Terceira Internacional, até que Stalin a dissolveu durante a Segunda Guerra Mundial. Antes disso, Trotski havia lançado a Quarta Internacional, que também sobrevive até hoje, dividida em várias facções e que só chegou brevemente ao poder no Sri Lanka e na Bolívia dos anos 1950.
Agora, no I Congresso Extraordinário do Partido Socialista Unificado Venezuelano-PSUV, o presidente da Venezuela e do partido, Hugo Chávez, lançou a idéia da Quinta Internacional. A história é contada em inglês em http://www.marxist.com/first-extraordinary-congress-psuv.htm, num artigo da revista inglesa In Defence of Marxism, de autoria do dirigente trotskista Alan Woods, simpatizante da Revolução Bolivariana. Assim começa o artigo, de 23 de novembro, referindo-se à sessão inaugural, a 21 de novembro:
''Na sessão de abertura do congresso do PSUV Chávez fez um discurso esquerdista muito radical, convocando o estabelecimento de uma nova Internnacional, explicando que ela é necessária para destruir o Estado burguês e substituí-lo por um Estado revolucionário, mas também se referindo à burocracia dentro do próprio movimento bolivariano. O discurso claramente refletiu a enorme pressão de baixo das massas que estão cansadas da falação sobre o socialismo, enquanto o progresso real rumo à mudança genuína parece frustrantemente lento".
Como pano de fundo, acabara de ser anunciado que o PIB venezuelano caiu 4,5% no terceiro trimestre.

Nenhum comentário: