28 de novembro de 2009

Crianças de Cubatão simulam escavação arqueológica

O Jornal Vicentino, de São Vicente-SP, a cidade mais antiga do País, publicou nota sobre a vizinha Cubatão, em http://www.jornalvicentino.com.br/home/2009/10/22/mais-de-1100-estudantes-escavam-num-sitio-arqueologico-simulado/#more-6645, em que diz:

"Vestidos com coletes, protegidos com capacetes e munidos de pás, peneiras, pincéis, baldes e bandejas, mais de 1.100 alunos de 5ª a 7ª série das escolas municipais de Cubatão passaram pela incrível experiência de escavar num sítio arqueológico em pleno Parque Anilinas. A atividade foi desenvolvida de 6 a 20 de outubro, diariamente, numa tenda especialmente armada para abrigar a Simulação de Escavação num Sítio Arqueológico e fez parte do Programa Educação Patrimonial e Cidadania, desenvolvido pela ViaGutenberg e Zanettini Arqueologia, patrocinado pela Anglo American e com apoio da Prefeitura de Cubatão.
"A experiência dura aproximadamente uma hora e meia. Ao chegarem ao Parque Anilinas, os alunos são recebidos pela equipe de apoio do Sítio Arqueológico Simulado. Recebem equipamentos e orientações, dividem-se em grupos e partem com os monitores para fazer a escavação. Um grande tanque de areia, separado por barbantes em oito partes iguais, esconde peças enterradas de valor histórico de variadas datas, tais como xícaras, relógios, restos de cerâmica deixadas pelos índios e, por fim, os sambaquis - ossadas humanas com milhares de anos, preservadas pelo cálcio das conchas que as envolvem.Com uma prancheta, lápis e papel, o aluno-anotador observa e descreve todo o material encontrado pelos alunos-escavadores, que se utilizam de baldes, pás e pincéis para limpar as peças. Após medir o espaço escavado, eles seguem para o laboratório, onde observam com lupas o material encontrado e os analisam com mais profundidade. No final, recebem um jornal com um espaço para que eles próprios contem suas experiências como arqueólogos mirins."

Um comentário:

Unknown disse...

OLÁ, Renatão bonita iniciativa é asim que se fais uma grande atitude meus parabens visite meu blog e comente se quiser