tag:blogger.com,1999:blog-4439001909257412222.post200500920796554115..comments2024-01-02T02:16:12.700-08:00Comments on Blog do Renatão: A (des)importância da educaçãoh.koblitz.ehttp://www.blogger.com/profile/17687391587371211794noreply@blogger.comBlogger1125tag:blogger.com,1999:blog-4439001909257412222.post-37916674728619082932013-07-21T11:16:55.078-07:002013-07-21T11:16:55.078-07:00Achei este, um estudo primoroso, como é, de fato, ...Achei este, um estudo primoroso, como é, de fato, o seu gênero de escrita, mas senti falta da diferenciação dos ensinos da técnica e o reflexivo. O ensino da Grécia antiga, por exemplo, era um ensino reflexivo, voltado para o estudo das ciências, e era completamente elitista, como assim o era toda a democracia grega. Por outro lado, o ensino popularizado que surge com a revolução industrial é o ensino da técnica. A diferença entre ambos os modelos de educação é que um, ensina a subordinação a uma técnica, ou formas religiosas etc. A educação reflexiva é voltada para o saber do aluno enquanto cidadão, enquanto homem, habilitando-o ao reconhecimento dos seus direitos e deveres perante a sociedade em que vive. A educação popular reflexiva inexiste, nunca existiu e é uma reivindicação atual. No Brasil, por exemplo, está começando a existir. Tenho visto trabalhos muito bons nesse sentido, mas tudo ainda em experiência.<br />Outra ressalva que faço é que não vejo como medir o preconceito da educação brasileira e o da educação cubana. Eu acho o conceito de inclusão um bom referencial para essa medida, e se usarmos esse conceito, a educação cubana passa a ser incrivelmente menos preconceituosa do que a nossa, pois a exclusão e a evasão escolar no Brasil é impressionantemente enorme. Em Cuba, por sua vez, exclusão e evasão inexistem.Ana Claudia Dantashttps://www.blogger.com/profile/09979224864076490888noreply@blogger.com