23 de maio de 2010

Duas notícias importantes dos EUA não destacadas pela mídia

Nos EUA, o patrimônio médio das famílias negras, entre 1984 e 2007, diminuiu quatro vezes em relação ao patrimônio médio das famílias brancas, segundo estudo da Universidade Brandeis divulgado pelo jornalista Glen Ford em http://www.alternet.org/story/146966/massive_race_divide%3A_blacks_will_never_gain_wealth_equality_with_whites_under_the_current_system?page=entire
, em inglés. Em média, o patrimônio médio de uma família negra passou nesse período de 2 mil dólares para 5 mil dólares, enquanto o de uma família branca passou de 22 mil dólares para 100 mil dólares. A conclusão é de que "os negros jamais conseguirão a paridade de riquezas com os brancos sob o sitema atual".
Por outro lado, reportagem de Charlie Savage no jornal The New York Times, enviada à lista de notícias americana Marxism por Louis Project, lnp3@panix.com, indica que um tribunal federal do Distrito de Columbia decidiu que três prisioneiros estrangeiros detidos há anos na base dos Estados Unidos em Bagram, no Afeganistão, não têm direito a serem julgados pelas leis americanas, e assim o seu pedido de habeas-corpus não pode ter andamento. Isso consagra a doutrina de Bush e de Obama, segundo o qual direitos humanos são uma exigência para amigos, não para adversários.

Nenhum comentário: