9 de outubro de 2011

Apple inovou menos do que tem fama

Em artigo na revista de negócios The American, em http://www.american.com/archive/2011/september/why-jobs-is-no-edison, em inglês, o pesquisador Vaclav Smil defende a tese de que Steve Jobs não pode ser comparado a Thomas Alva Edison, pois Jobs só teria introduzido novidades secundárias e na verdade terciárias, derivadas de outras descobertas mais importantes. Em especial, Jobs não fez nenhuma descoberta fundamental, como a da transmissão da eletricidade por Edison nos anos 1880. Diz Smil:
"Até 2010, nenhum dos microprocessadores nos i-produtos da Apple foi projetado ou feito pela Apple. Por exemplo, a Samsung tem fornecido o principal processador do iPhone, os chips da Wolfson têm manejado o áudio do fone; chips da National Semicondutor têm cuidado da interface do monitor e chips da Infineon têm gerenciado a energia. Isso era vertade também a respeito dos primeiros produtos Apple. O Apple II teria sido impossível sem as inovações do PARC da Xerox - acima de tudo seu computador Star - e Douglas Engelbert, no Instituto de Pesquisas de Stanford, patenteou o primeiro mouse em 1967, uma década antes do Apple II."
Smil conclui que as inovações da Apple são de terceira ordem, que adaptam inovações de segunda ordem feitas por outras empresas e estão longe de constituírem inovações de primeira ordem.O grande apelo dos produtos Apple, diz Smil, é o seu belo design..

Nenhum comentário: