11 de maio de 2010

Obama tem despesas militares maiores do que qualquer outro presidente

Em artigo em inglês em http://www.huffingtonpost.com/arianna-huffington/guns-vs-butter-2010_b_548620.html, a pesquisadora americana Arianna Huffington constata que, enquanto nos Estados Unidos o desemprego atinge 26 milhões de pessoas e o governo federal congelou todas as suas despesas, menos as militares, que continuam crescendo, o presidente Obama, só este ano, autorizou o gasto de 161 bilhões de dólares em guerras como as do Iraque e Afeganistão.
Ela destaca: "De fato, o presidente está a caminho de gastar mais em defesa, em dólares reais, do que qualquer outro presidente num único mandato desde a Segunda Guerra Mundial. Nesse período tivemos a Coréia, o Vietnã, a massiva corrida militar sob Reagan e as invasões de Bush, financiadas por isenções de impostos, no Afeganistão e Iraque, mas, na pior época econômica desde a Depressão, Obama os supera em armas a todos".
A articulista se espanta com esse paradoxo, mas na verdade o capitalismo sempre recorre a guerras para resolver suas crises maiores.

Nenhum comentário: