17 de agosto de 2010

Bill Gates e Nicholas Negroponte prevêem para os próximos cinco anos a decadência das universidades presenciais


Segundo consta em reportagem de Jeff Young para um jornal americano especializado em educação superior, The Chronicle of Higher Education, em http://chronicle.com/blogPost/Bill-Gates-Predicts-Technology/26092/, em inglês, o fundador da Microsoft, Bill Gates, disse numa palestra sexta-feira 13 de agosto, na Faculdade de Lake Tahoe, na Califórnia, que em cinco anos as sedes físicas das universidades serão úteis principalmente para festas, enquanto o ensino vai se transferir cada vez mais para a Internet. Ele acrescentou que, se dezenas de milhões de alunos em todo o mundo poderão ter na Internet os melhores professores do planeta em cada aula, por que prefeririam ter professores menos qualificados em aulas presenciais?
Na mesma ocasião, o famoso especialista em informática Nicholas Negroponte, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, previu que também em apenas cinco anos os livros eletrônicos terão superado definitivamente os livros impressos, os quais, segundo ele, se tornarão "artigos de luxo".

Um comentário:

Remindo disse...

Só quero fazer o contraponto de que na década de 40 foi o que falaram do rádio e na década de 60 da televisão. E a sala de aula tradicional continua.