4 de setembro de 2010

Jeans Levi-Strauss saúdam novo proletariado

Em http://louisproyect.wordpress.com/2010/09/03/those-levi-strauss-worker-ads/, o líder da lista americana Marxism, Louis Proyect, que se apresenta como "o marxista não-arrependido", comenta em inglês a nova campanha publicitária dos jeans Levi-Strauss, já lançada nos Estados Unidos e a ser lançada internacionalmente, que celebra os "novos trabalhadores", ou seja, o novo proletariado. Recorda-se que, durante a crisse dos anos 1930, o rensacimento dos sentimentos proletários nos EUA levou à exaltação, pelo cinema e pela música, dos trabalhadores daquele país, por exemplo, por meio do filme "Tempos Modernos", de Charles Chaplin, e dos filmes do Gordo e o Magro, com Stan Laurel e Oliver Hardy. As indicações são de que os trabalhadores americanos, em meio à nova crise, estão retornando outra vez aos sentimentos proletários.

2 comentários:

Remindo disse...

O jeans Levi's foi criado ainda no século XIX pensando nos mineiros da Califórnia, assim com os macações Lee começaram a ser produzidos para maquinistas de trem e trabalhadores da indústria, também os jeans da Lee foram criados para servirem aos cowboys do meio oeste americano. Com a segunda guerra, o turista que saia dos EUA rumo a Europa, seguiu para o interior do país e quando voltavam para suas cidades traziam diversos jeans na bagagem. Ná década de 50, Hollywood consagrou o uso do jeans e este virou moda. Se a empresa se volta novamente para os trabalhadores do mundo, volta a suas origens. É esta peça de roupa a mais democrata do mundo, são milhares de marcas. Nos balaios das loginhas de suburbios temos ela por menos de 10 reais e nas boutiques da moda pelos incríveis 2000 reais.

Remindo disse...

No quarto dia das medições do tracking Vox Populi/Band para a eleição presidencial, Dilma Rousseff tem 53% e José Serra 24% das intenções de voto. Em quatro dias a petisca subiu 3 pontos, como ainda faltam 30 dias para o dia da eleição, e seguindo este ritmo candidata do Lula ainda vai crescer mais uns 22 pontos. e de votos válidos, ela já tem mais de 63%. Nem nos sonhos do Lula a vitória seria tão grande.