28 de julho de 2011

Chávez volta a falar de uma nova Internacional

O presidente venezuelano Hugo Chávez, que em 2007 lançou a ideia de uma nova Internacional que reunisse partidos e movimentos sociais esquerdistas e/ou anti-imperialistas em todo o mundo, e que em 2009 voltou a falar do assunto, agora no último dia 16 de julho mencionou de novo esse projeto de Internacional, segundo consta no site australianao de divulgação da revolução venezuelana Venezuela Translating the Revolution, em http://venezuelatranslatingtherevolution.blogspot.com/2011/07/chavez-idea-of-new-international-is.html, em inglês.
Em reunião do Comitê Executivo do Partido Socialista Unificado da Venezuela, depois de referir a possibilidade de criar Comitês Bolivarianos na América Latina e Caribe, Chávez afirmou:

“Agora, levantamos uma ideia, só uma ideia para o mundo. Mas precisamos desenvolvê-la e bem explicá-la, pois tendeu a ser rejeitada por setores da Esquerda internacional, a ideia de uma nova Internacional, não a Quinta, uma nova Internacional Socialista para o século 21. Esse é um debate que começou na Europa e acho que, com o mundo pegando fogo nos dias e meses recentes deste ano febril, com grandes batallhas na Europa e na África do Norte, e na América Latina como sempre, a ideia parece estar pegando. Mas precisamos entrar em contato, argumentar e explicar a movimentos e partidos que estão preocupados com a questão de a nova Internacional ser um retrocesso".

Nenhum comentário: