12 de outubro de 2009

Jornalista iraquiano que atirou sapato em Bush diz: "Não sou nenhum herói"

Em artigo publicado no jornal inglês The Guardian, de Londres, intitulado "Por que atirei o sapato" e reproduzido em http://www.informationclearinghouse.info/article23535.htm, o jornalista iraquiano Muntazer al-Zaidi, que cumpriu sentença de prisão em seu país por ter atirado, durante uma entrevista coletiva em Bagdá, o sapato contra o então presidente americano George W. Bush, escreveu: "Não sou nenhum herói. Simplesmente agi como um iraquiano que testemunhou a dor e derramamento de sangue de tantos inocentes Estou livre. Mas o meu país ainda é prisioneiro de guerra. Houve muita falação sobre o ato de jogar o sapato e sobre a pessoa que jogou, e sobre o herói e a ação heróica, e sobre o símbolo e a ação simbólica. Mas simplesmente respondo: o que me levou a agir foi a injustiça que recaiu sobre meu povo, e o modo pelo qual a ocupação queria humilhar minha pátria esmagando-a debaixo de suas botas. Nos anos recentes, mais de um milhão de mártires foram mortos pelas balas da ocupação e o Iraque está agora com mais de cinco milhões de órfãos, um milhão de viúvas e centenas de milhares de feridos. Muitos milhões estão sem casa dentro e fora do país".

Nenhum comentário: