19 de maio de 2010

Cochabamba e o ecossocialismo

Em mensagem enviada à lista de notícias do The Socialist Register, o canadense Sid Shniad shniad@gmail.com, transcreve artigo de outro militante canadense, Roger Rashi, que faz um balanço da Conferência dos Povos sobre a Mudança Climática e os Direitos da Mãe-Terra, recentemente realizada em Cochabamba, na Bolívia. Rashid diz que a Conferência representou um grande avanço do ecossocialismo, pois até agora, segundo ele, os ambientalistas eram avessos a tocar em problemas sociais, para não desagradarem os governos que procuram influenciar.
Rashid acrescenta que o resultado da Conferência foi "espetacular". Os organizadores esperavam 15 mil participantes, mas mais de 35 mil compareceram, dos quais mais de 9 mil estrangeiros. Da América Latina, participaram milhares de ativistas comunitários, camponeses pobres e indígenas, que de acordo com ele impuseram um ritmo combativo aos 17 grupos de trabalho. O documento final, O Acordo dos Povos, aponta claramente o modelo capitalista de desenvolvimento e o imperialismo como causas estruturais da crise do clima.

2 comentários:

Fernando Puga disse...

Renatão, há algum tempo, li um artigo seu relatando sobre a operação de catarata do executor de Che Guevara pelos médicos cubanos. Gostaria de que se possível me indicasse ou me enviasse por e-mail este maravilhoso artigo. Obrigado. Fernando Puga fspuga@uol.com.br

Anônimo disse...

Fernando, tente ligar para a Caros Amigos, com Simone, (11) 2594-0355