25 de junho de 2011

Antiesquerdista Vargas Llosa saúda vitória do esquerdista Ollanta Humala

O escritor peruano Vargas Llosa, Prêmio Nobel, famoso por ter passado do esquerdismo pró-Cuba na juventude para o apoio à democracia capitalista na maturidade, e que passou as últimas décadas criticando o esquerdismo latinoamericano, saudou a vitória do esquerdista Ollanta Humala na eleição presidencial em seu país, segundo seu artigo de domingo dia 19 de junho no jornal La República de Lima, parcialmente reproduzido, em despacho da DPA, pelo jornal argentino La Gaceta, de Tucumán. O escritor considerava "fascista" a candidatura de Keiko Fujimori.
Eis dois trechos do artigo de Vargas Llosa:
"O triunfo de Humala mostrou que ainda havia no Peru uma maioria não iludida por tantos anos de iniquidade e perversão dos valores cívicos. Que essa maioria tenha sido de apenas três pontos põe os cabelos em pé, pois indica que as bases de sustentação da democracia são muito débeis e que há no país quase metade de eleitores que prefere viver sob uma satrápia e não em liberdade".
O segundo trecho:
"O que aconteceu para que todos se tenham tornado humalistas? O novo presidente só repetiu nestes dias o que disse ao longo de toda a campanha, que respeitaria as empresas e as políticas de mercado, que seu modelo não era a Venezuela, mas o Brasil, pois sabia que o desenvolvimento deveria continuar para que a luta contra a pobreza e contra a exclusão fosse eficaz".

Um comentário:

Gabriel Birkhann disse...

Sou fã de Llosa e adepto de grande parte de suas convicções,embora não comunguemos nas mesmas crenças em muitos aspectos.
Excelente a decisão dele de apoiar um governo democraticamente eleito.