17 de julho de 2011

Correspondente Fisk conta por que saiu do jornal The Times de Murdoch

Agora que o magnata da mídia mundial, Rupert Murdoch, está sob os holofotes da opinião pública, o famaoso correspondente internacional Robert Fisk resolveu contar, no jornal inglês The Independent, por que saiu do The Times de Murdoch 23 anos atrás, em http://www.independent.co.uk/news/media/press/robert-fisk-why-i-had-to-leave-the-times-2311569.html, em inglês. Escreve Fisk:
"O fim veio para mim quando fui de avião para Dubai em 1988 depois que o submarino americano Vincennes tina alvejado e derrubado um avião de passageiros iraniano acima do Golfo. Em 24 horas, falei com os controladores de voo britânicos em Dubai, descobri que navios dos Estados Unidos estavam ameaçando aviões da British Airways como coisa de rotina, e que a tripulaçãa do Vincennes parecia ter entrado em pânico A editoria de Internacional me disse que o relato ia sair na primeira página. Adverti os editores de que os 'vazamentos' americanos, segundo os quais o piloto da IranAir estava fazendo um voo suicida para destruir o Vincennes, eram puro lixo. Eles concordaram.
"No dia seguinte, meu relato apareceu com todas as críticas aos americanos deletadas, com todas as minhas fontes ignoradas. O The Times até mesmo divulgou um editorial sugerindo que o piloto era realmente um suicida. Um informe oficial americano subsequente e relatos por oficiais navais americanos depois provaram que meu despacho estava correto. Exceto que os leitores do Times não puderam ler isso. Foi quando fiz meu primeiro contato com o The Independent. Não acreditava mais no The Times, certamente não em Rubert Murdoch".
Fisk acrescentou que não acredita que Murdoch tenha interferido pessoalmente no caso. Afinal, os esbirros sempre são mais realistas do que o rei.

Nenhum comentário: