8 de agosto de 2011

Governo britânico, como o americano, aprova torturas

Desde o governo Bush certos tipos de tortura, como o afogamento simulado, são legais nos Estados Unidos e isso é proclamado abertamente. Já a Grã-Bretanha também legalizou tipos de torturas, mas isso só veio a público porque o jornal inglês The Guardian acaba de revelar um documento secreto, em http://www.guardian.co.uk/politics/2011/aug/04/uk-allowed-interrogate-tortured-prisoners?INTCMP=SRCH, em inglês.
Escreve o repórter Ian Cobain:
"Um documento altamente secreto, que revela como funcionários do M16 e M15 (serviços secretos) foram autorizados a obter informações de prisioneiros ilegalmente torturados em outros países, foi visto pelo Guardian.
"A política de interrogatório - cujos detalhes se crê são por demais sensíveis para serem revelados no inquérito governamental sobre o papel do Reino Unido na tortura - instruía os altos funcionários da inteligência a pesarem a importância da informação que se buscava em relação ao nivel de dor que eles esperavam que um prisioneiro pudesse sofrer. Essa política foi seguida pelo governo britânico durante quase uma década."
Diz também a reportagem que essa política data de 2002 e assinala: "Como secretário do Exterior, David Milliband disse a membros do Parlamento que a política secreta não podia nunca ser tornada pública, levando em conta que 'nada que publicamos deve dar socorro a nossos inimigos'." Ele é filho de Ralph Miliband; o pai era teórico socialista revolucionário, e o filho participou do governo Tony Blair..






Nenhum comentário: