7 de agosto de 2011

Quem tem comunistas como os chineses não precisa de capitalistas

Jornais chineses publicaram um artigo em que se exige que os Estados Unidos façam cortes "substanciais" em seus "inchados" programas de bem-estar social. A informação é do jornal americano The New York Times, reproduzida em parte na lista de notícias também americana Marxism, por Shane Mage < shmage@pipeline.com >, em inglês. Eis o trecho do NY Times de sábado, 7 de agosto, citado por Mage: “'O governo dos Estados Unidos tem de acertar as contas com o doloroso fato de que os bons velhos dias em que podia simplesmente tomar empréstimos para sair das confusões que ele próprio armava, são finalmente coisa do passado', se lê no comentário, que foi publicado em jornais chineses.
"Pequim, que não divulgou nenhuma outra declaração oficial sobre o rebaixamento (da nota da dívida pública dos EUA), convocou Washington a fazer cortes substanciais em seus programas 'inchados' de bem-estar social'".
Ao mesmo tempo, isso coloca um desafio para os partidários da justiça social: os subsídios públicos adotados por governos progressistas, sejam democráticos, socialdemocratas, socialistas, comunistas, são a única ou a principal solução para as injustiças na sociedade?

Nenhum comentário: