25 de agosto de 2011

Líbia: forças da Otan teriam coordenado a ofensiva rebelde

Em http://www.informationclearinghouse.info/article28925.htm, em inglês, o analista Brian Becker afirma:
"A Líbia é um pequeno país de pouco mais de 6 milhões de habitantes, mas tem as maiores reservas de petróleo de toda a África. O petróleo lá produzido é especialmente cobiçado por causa de sua qualidade particularmente alta.
"A Força Aérea dos Estados Unidos, juntamente com a Grã-Bretanha e a França, executou 7.459 missões de bombardeios desde 19 de março. A Grã-Bretanha, a França e os Estados Unidos enviaram forças terrestres de operações especiais e unidades de comando para dirigir as operações militares dos chamados combatentes rebeldes - é um exército comandado pela Otan no campo de batalha.
"As tropas podem ser de líbios descontentes, mas a operação está sob o controle e direção de comandantes da Otan e unidades de comando ocidentais que servem como 'assessores'. Os novos armamentos e bilhões em fundos dessas tropas vêm dos Estados Unidos e de outros poderes da Otan que congelaram a apreenderam os ativos da Líbia em bancos ocidentais. Os únicos sucessos militares dos chamados combatentes fora de Benghazi foram exclusivamente baseados nas operações aéreas e terrestres coordenadas pelas forças militares imperialistas da Otan.
(...)
"Nas últimas semanas, as operações militares da Otan usaram aviões não-tripulados coletores de vigilância, satélites, crescentes ataques aéreos e unidades clandestinas de comandos para decapitar a liderança militar e política da Líbia e suas capacidades de comando e de controle. As sanções econômicas globais significaram que o país foi subitamente privado de renda e acesso seguro a bens e serviços necessários para sustentar uma economia civil durante logo período."



Nenhum comentário: