1 de dezembro de 2011

Ativista venezuelano fala da desilusão com Chávez

Em entrevista ao site VenezuelaAnalysis, em http://venezuelanalysis.com/analysis/6658, em inglês, o ativista de esquerda Roland Denis, ex-vice-ministro de Planejamento e Desenvolvimento do governo Chávez, afirma que "a burguesia venezuelana é um cadáver insepulto", e dá a entender que é o presidente Chávez que não quer enterrá-la. Sobre os setores populares desiludidos com Chávez, Denis diz:
"Eles continuam desiludidos; sua desilusão talvez tenha aumentado. Grande parte da política externa de Chávez os está alienando, o tipo de relacionamento que ele tem com Santos (presidente da Colômbia), a legitimação do governo Lobos em Honduras e a OEA, a entrega ou captura dos guerrilheiros colombianos e dos do ETA na Venezuela, a criminalização dos protestos trabalhistas e sociais, a enorme ineficiência administrativa do governo, as concessões arriscadas que têm sido feitas às multinacionais, o colapso do projeto de implementar uma economia não-capitalista. Você sabia que a esfera econômica privada cresce mais do que a do Estado e a controlada pelos trabalhadores somadas? Esse desapontamente pode ser ainda maior se ousarem aplicar a Lei de Transição, que permitiria um pacto entre o governo e a burguesia".
Ele calcula que Chávez vencerá a eleição para presidente, mas que terá de partilhar o poder com oposicionistas que deverão conseguir importantes vitórias nas eleições para os Executivos estaduais e para o Parlamento.

Nenhum comentário: