29 de novembro de 2009

DEUSES "VENDIDOS" NA ÍNDIA

A famosa escritora indiana Arundhati Roy, em artigo em inglês em http://www.outlookindia.com/printarticle.aspx?262519, comenta:

"Uma questão de matemática: quantos soldados serão necessários para conter a ira crescente de centenas de milhões de pessoas?

"Os morros baixos e achatados do Sul de Orissa são o lar dos Dongria Kondh desde muito antes que houvesse um país chamado Índia ou um Estado chamado Orissa. Os morros cuidavam dos Kondh. Os Kondh cuidavam dos morros e os veneravam como divindades vivas. Agora, esses morros foram vendidos pela bauxita que contêm. Para os Kondh é como se Deus tivesse sido vendido. Perguntam quanto custaria se o Deus fosse Rama, ou Alá, ou Jesus Cristo?
"Talvez os Kondh devessem ficar agradecidos que seu Morro Niyamgiri, lar de Nyiam Raja, Deus da Lei Universal, tenha sido vendido para uma companhia chamada Vedanta (o ramo da filosofia hindu que estuda a Natureza Última do Conhecimento). É uma das maiores corporações de mineração do mundo e é propriedade de Anil Aggarwal, o bilionário indiano que mora em Londres numa mansão que pertenceu ao xá do Irã. A Vedanta é apenas uma de muitas corporações multinacionais que têm Orissa como alvo.
"Se os morros achatados forem destruídos, as florestas que os revestem também serão. Isso também acontecerá aos rios e regatos que fluem deles e irrigam as planícies lá embaixo. Também serão destruídos os Dongria Kondh. E também as centenas de milhares de povos tribais que vivem no coração florestal da Índia e cuja pátria está do mesmo modo sob ataque."
Roy continua argumentando que situações como essa é que alimentam as guerrilhas, inclusive as guerrilhas maoístas, em várias partes da Índia.

Nenhum comentário: