24 de janeiro de 2010

Protesto contra termelétrica em Pinhal

O jornal A Cidade, de Espírito Santo do Pinhal-SP, publica questionamentos do engenheiro mecânico Itamar Ferreira, professor da Unicamp, sobre a instalação no município, em 2013, de uma termelétrica em terreno doado pela Prefeitura: "Ao ceder o terreno do distrito industrial 2 para um empreendimento com grande poder de poluição atmosférica, o poder público sabe quantos dias por ano os ventos sopram na direção da cidade? E quantos dias por ano são de calmaria? Quais bairros e setores da cidade seriam os mais atingidos pela pluma de gases CO2, CO, NOx, SOx e pelos hidrocarbonetos não queimados e os emanados pela usina? Da mesma forma, o poder público foi informado pelos pretendentes de que uma usina termelétrica desse porte utilizaria cerca de 130 litros de água por segundo, mais do que a própria cidade consome? E de que uma proporção importante dessa vazão, de 60% a 80%, pode ser perdida por evaporação nas torres de resfriamento da usina?" A reportagem é do jornalista Luís Fernando Perez.

2 comentários:

Anônimo disse...

Prezado Renatão faço parte de uma equipe de graduandos de engenharia que estuda viabilidades de empreendimentos em nosso município.
Estive observando os comentários feitos e tenho a seguintes considerações a fazer:
Baseado em que estudo de dispersão e hidrológico o senhor concluiu e indagou vossos comentários, ate onde eu sei o combustível a ser queimado seria gás natural e a água utilizada seria de reuso da estação de tratamento de esgoto, de onde o senhor tirou essas informações de que haveria a dispersão de gases CO2, CO, NOx, SOx, e o senhor teria um estudo sobre a rosa dos ventos para saber a direção dos ventos nessa região.
Conto com sua atenção e colaboração

Renato Pompeu disse...

Não comento observações de anônimos.