27 de julho de 2010

Chávez propõe que Farc e ELN abandonem a luta armada na Colômbia

Não sou fã do governo Chávez, que me parece por demais personalista e também incompetente, já que a economia da Venezuela não está lá essas coisas. Mas percebo que a grande mídia tem muito má vontade em relação a Chávez. Em primeiro lugar, ele é apontado como palhaço por anunciar publicamente que teme uma invasão pelas forças colombianas, quando na verdade a Colômbia invadiu o Equador para atacar bases guerrilheiras lá e não parece fora de cogitação que invada a Venezuela para fazer a mesma coisa. Em segundo lugar, não foi dado destaque ao fato de que Chávez propôs, numa reunião de sindicalistas em Caracas na sexta-feira passada, dia 23 de julho, que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Farc e o Exército de Libertação Nacional-ELN, também da Colômbia, deponham as armas.
Segundo consta em inglês em http://colombiareports.com/colombia-news/news/10980-colombian-guerrillas-should-reconsider-armed-strategy-chavez.html, Chávez na ocasião afirmou que os guerrilheiros deveriam "reconsiderar sua estratégia" e que a guerrilha está sendo usada pelos Estados Unidos como uma "desculpa" para "penetrar" na Colômbia. Disse mais: "Acredito que os guerrilheiros colombianos deveriam levar em conta seriamente o que alguns de nós temos feito. Com todo o respeito, o mundo hoje não é o mesmo dos anos 1960". E ainda: "Não acho que existam condições na Colômbia que lhes permitam tomar o poder no futuro previsível. Em vez disso, eles se tornaram a principal desculpa do Império para penetrar profundamente na Colômbia e de lá atacar a Venezuela, Equador, Nicarágua e Cuba".

Um comentário:

Remindo disse...

Comparado com os antigos governantes da Venezuela, o Chàvez é de uma competência total. está democratizando o país, que era um feudo de famílias de funcionários públicos da estatal de petróleo, de grandes proprietários de terras e do governo norte-americano.