18 de julho de 2011

Colômbia: Farcs se reforçam no sudoeste do país

A frente mais fraca das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia-Farcs, a região de Cauca, no sudoeste do país, se viu reforçada por uma série de ataques - carros-bomba e emboscadas nas rodovias -nos últimos dias, em que seis pessoas morreram e oitenta ficaram feridas. Ao invés de guerrilheiros uniformizados, as Farcs da região passaram a agir por meio de milicianos em trajes civis. As Farcs costumavam ser mais fortes na frente sul e na frente leste. As informações são da jornalista Elyssa Pachico, na revista americana In Sight. que cobre o crime organizado nas Américas, em http://www.insightcrime.org/insight-latest-news/item/1216-colombia-struggles-to-contain-farc-in-cauca#.TiLNkVu_Gvo.facebook, em inglês.

4 comentários:

Anônimo disse...

Tá de brincadeira, né? Isso é tudo que o governo colombiano quer para matar civis impunemente.

AF Sturt Silva disse...

Eu que nem sabia que as FARCS-EP fazia parte do crime organizado!

rrpompeu@uol.com.br disse...

Caro Sturt, há tempo se sabe que as Farc participam do narcotráfico. Guerrilha, na Colômbia, virou profissão, já que os guerrilheiros não introduzem nenhuma mudança social, política ou econômica nas regiões que controlam, apenas cobram taxas sobre as atividades já existentes, inclusive sobre o narcotráfico.

Anônimo disse...

A beligerancia não pode barrar a aguarda nem a ação contra os estados corruptos da Côlombia e do continente. Vamos Farc pra fente ante o estado colombiano e seus aliados nacionais e internacionais. João Batista