6 de agosto de 2011

Venezuela: intelectuais de todo o mundo repudiam falta de cobertura da mídia global sobre assassínios de líderes camponeses

Em carta-aberta ao jornal inglês The Guardian, conhecido por suas posições progressistas que o tornam uma exceção na mídia global, conservadora em sua prática totalidade,mais de vinte intelectuais de todo o mundo, encabeçados pelos americanos Noam Chomsky, linguista, e John Pilger, cineasta,em http://mrzine.monthlyreview.org/2011/guardian010811p.html, em inglês, se pergunta:
"Nós, os abaixo assinados, perguntamos por que o Guardian tem ignorado um dos mais graves problemas de direitos humanos na Venezuela: o assassínio de centenas de ativistas camponeses, desde 2001, por pistoleiros contratados por prósperos donos de terras.
"A 8 de junho, a VenezuelaAnalysis.com noticiou uma marcha de 10 mil pessoas diante da Assembléia Nacional para exigir justiça às vítimas ('Organizações camponesas venezuelanas marcham para exigir justiça sobre assassínios').
"O correspondente do Guardian em Caracas, Rory Carroll, não informou nada disso e tem ignorado há anos essa grave questão de direitos humanos.
"O Guardian recentemente publicou artigos sobre Chávez ficando calvo ("Hugo Chávez espera ficar calvo depois de quimioterapia em Cuba") e sobre suas 'teorias conspirativas' em torno da morte de Simón Bolívar ('Alegações de Hugo Chávez de que Simón Bolívar foi assassinado não são apoiadas pela ciência').
"Camponeses foram claramente escolhidos como alvos para derrotar os esforços do governo de Chávez para remediar as grandes desigualdades na distribuição de terras por toda a Venezuela.. As vítimas dessa violência, e a verdade, merecem coisa melhor".
Além do Guardian, evidentemente, praticamente toda a mídia global ignora essas matanças.

Um comentário:

Gabriel Birkhann disse...

Mas eles se esquecem da ignorância com que Cháves tem governador,impedindo a liberdade de Imprensa e o funcionamento das entidades democráticas.