4 de outubro de 2011

Corrupção grassa em Cuba, diz jornal oficial

Telegrama da agência italiana de notícias Ansa, em http://www.abc.com.py/nota/corrupcion-imperante-preocupa-a-cuba/, em castelhano, nota que o jornal cubano "Juventud Rebelde" informou que a corrupção impera no país. Diz o jornal que pessoas encasteladas "em suas parcelas de poder (...)buscaram o enriquecimento pessoal com recursos que são tão caros para um país pobre sob implacável fustigamento imperial".  E mais: esses "saqueadores em trajes de funcionários" sonham com a queda do socialismo em Cuba e "já deliram vendo-se a si mesmos na imaginada camada de opulentos exploradores".   

3 comentários:

Anônimo disse...

Temos que tomar cuidado com essas notícias.

Porém é muito provavel que Cuba esteja parecida com a URSS de 56 ou mesmo de 68, nesse aspecto.

O certo é que prescisa atacar parte da burocracia, mas como fazer isso? Se ela já esta neste nivel, supunhamos que qual quer medida que tente para reformar o socialismo cubano terá a sua oposição.Logo temos duas opções: ou uma revolução por baixo ,como propoem os esquerdistas ( suicídio para mim) ou uma reforma por dentro, que me parece o ideal.

Porém não é bem esta reforma que esta sendo feita em Cuba não.Prescisa apronfundar ainda mais isso(é muito).

Ps: desde que Raul assumiu vários gerentes e acessores do alto escalão foram demitidos ou condenados por corrupção e enrequecimento ilícito.Talvez ai já esteja acontecendo alguma reforma (pequena).Mas só isso não bastará para evitar o que aconteceu na URSS,caso se a burocracia cubana estiver neste nivel...

Renato Pompeu disse...

Você diz que é preciso "tomar cuidado" com notícias do "Juventud Rebelde"?

Anônimo disse...

Não,eu estava me referindo as agências de notícias, porém sabemos que o PC cubano não está unido, por isso também temos que manter o olhar crítico sobre suas informações!