19 de julho de 2013

Futebol: projeto de aula no fundamental

Trabalho de História Atividade Elabore uma atividade didática para uma sala que apresente aluno(s) incluído(s) no Ensino Fundamental (1º ao 5º ano). Sua atividade deverá conter os itens relacionados a seguir, mas sinta-se a vontade para acrescentar outros pontos que você julgar interessantes ou pertinentes ao tema aqui tratado (Duas páginas no mínimo e quatro páginas no máximo.). 1) Tema da aula – Por que o futebol é tão popular? 2) Justificativa (por que eu acredito que essa aula contribuirá para a formação dos alunos?) – Acredito que essa aula será muito útil para a formação dos alunos, em especial numa sala que reúne alunos não portadores de necessidades especiais e alunos portadores de diferentes tipos de necessidades especiais, incluindo os surdos, os deficientes visuais, os deficientes físicos, os deficientes intelectuais, os superdotados e os portadores de deficiências múltiplas. Isso porque o futebol é assunto de grande interesse para todos os tipos de alunos. Afinal, a grande maioria dos alunos torce para algum time ou pelo menos pela Seleção Brasileira. Os surdos verão cenas ilustrativas em monitores e poderão acompanhar as exposições e debates orais por meio de sua interpretação em Libras por um intérprete educacional. Mesmo alunos cegos podem conhecer o futebol com bolas de guizos e a partir daí podem ter desenvolvido interesse em ouvir futebol pelo rádio, de modo que as cenas ilustrativas em monitores contarão também com áudio. (Nos anos 1960 havia um famoso torcedor cego do Corinthians que, inclusive, frequentava os estádios, reagindo às peripécias do jogo de maneira bastante semelhante à de outros torcedores). Além disso, tanto superdotados como deficientes intelectuais podem discutir com os demais, em pé de igualdade, temas referentes ao futebol. Mais ainda, discutir quais são os motivos da enorme popularidade do futebol envolve discutir questões de cidadania, como os direitos e deveres de cada um e de todos, as questões raciais, a questão de como conciliar a liberdade de cada um e de todos para fazer ou deixar de fazer qualquer coisa, com a necessidade de se obedecer a regras, normas e leis. 3) Habilidades desenvolvidas (quais aspectos serão desenvolvidos nos meus alunos?). – As habilidades principais a serem desenvolvidas são noções básicas de cidadania, de democracia, de liberdade, igualdade e fraternidade, de direitos e deveres iguais para todos e para cada um. Isso será mais bem explicado na parte de metodologia. 4) Objetivos (quais são os objetivos da aula?). – Os objetivos centrais da aula são desenvolver nos alunos a desenvoltura e o interesse em participar de discussões e de debates sobre questões cruciais para as suas vidas, como, por exemplo, a questão da discriminação racial e da chamada “democracia racial”. 5) Metodologia: a) Descrição da atividade (o que é a atividade? – Trata-se de uma aula expositiva, seguida de debates entre alunos, o professor, o intérprete de Libras, e outros auxiliares presentes. Na aula expositiva, se chamará a atenção para o fato de que o futebol, que surgiu em meados do século 19, paralelamente com a Revolução Industrial e com o surgimento das lutas pela instauração da plena democracia política, social e econômica, encarna os ideais democráticos de uma maneira muito mais perfeita do que o que ocorre efetivamente em nossa sociedade ou em qualquer outra situação que não o próprio futebol, e para o fato de que isso foi um fator decisivo para a grande popularização do futebol em todo o mundo. No futebol, todos são rigorosamente iguais perante a lei e gozam dos mesmos direitos e deveres; podem fazer o que quiserem em campo, desde que respeitem as regras do jogo. Em particular, com mínimas restrições, gozam plenamente do direito de circular livremente por onde quiserem. Mais ainda, a tão almejada igualdade entre pessoas de diferentes etnias, tão difícil de alcançar na sociedade realmente existente, é muito mais plenamente respeitada no futebol do que em qualquer outra situação. E ainda: os que ganham mais dinheiro não gozam de nenhuma vantagem em relação aos que ganham muito pouco. Em seguida à aula expositiva, o professor procurará despertar entre os alunos debates sobre suas próprias condições de vida, no que se refere a direitos e deveres, comparando-as com as condições mais ideais vigentes no futebol. b) Faixa etária dos alunos (idade) – seria por volta dos 10 anos, ou seja, alunos entre a terceira e a quinta série; c) Tempo para realização da atividade – uma hora-aula para a exposição e uma hora-aula para os debates; d) Local para a realização da atividade (sala de aula, pátio etc.) – Sala de aula dotada de instalações, vias de circulação, condições de visibilidade e de audibilidade adequadas para portadores de necessidades especiais; e) Recursos utilizados: materiais de oficina pedagógica, livros, filmes ou outros instrumentos como teatro, visitas, entrevistas, passeios etc. Os principais recursos utilizados serão gravações audiovisuais de cenas de jogos e de torcidas de futebol, mostrando-se a cada passo como aquelas cenas encarnam os ideais de liberdade, igualdade e fraternidade (não se esquecendo de citar o problema dos hooligans, que justamente contrariam esses ideais). 6) Conclusão (quais foram os resultados encontrados?) – Isso só seria possível depois da experiência prática de uma aula dessa natureza. 7) Considerações Finais (dificuldades encontradas, ideias para próximas aulas). – As maiores dificuldades parecem estar relacionadas com os alunos deficientes visuais. Seria preciso avaliar previamente até que ponto todos e cada um deles está familiarizado com o futebol de bola de guizos, com transmissões pelo rádio e com o costume de torcer.

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