3 de dezembro de 2013
A educação no novo século - 5
Neuropsiedu5
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A importância do Efeito Baldwin é crucial. Nos últimos anos, já no século 21, os pesquisadores Maryanne Wolf e Stanislas Dehaene publicaram estudos segundo os quais a introdução da escrita, cerca de 5 mil anos atrás, causou profundas modificações no cérebro humano, por meio do que Dehaene chama de reciclagem neuronal, a reutilização de antigas áreas do cérebro para novas necessidades.
De todo modo, o século 20 havia sido rico em descobertas biológicas que, muitas vezes reformuladas, estão incorporadas até hoje na Ciência da Mente, Cérebro e Educação. Em 1949, David Hebb publicou uma pesquisa segundo a qual, numa tradução livre, “neurônios que agem unidos permanecem unidos”. Em outras palavras, neurônios que passam por uma sinapse (ligação) para desencadear um efeito no comportamento, estão propensos a entrarem em sinapse outras vezes. Isso comprovou com uma explicação eletrobiológica o que os psicólogos experimentais já sabiam desde cerca de 1900: a teoria dos reflexos condicionados do russo Ivan Pavlov (Prêmio Nobel de 1904). Usando cães, Pavlov tocava uma sineta sempre que lhes proporcionava uma refeição. Logo surgiu nos animais a salivação ao simples toque da sineta, sem oferecimento de comida.
A conceituação de Hebb também explica a associação de ansiedades ao processo de aprendizado. Por exemplo, se o aluno ou aluna desenvolve uma fobia em relação a uma professora de Matemática, anos depois ele ou ela pode se sentir ansioso sempre que tiver aulas de Matemática. Essa conceituação de Hebb, no entanto, não consta da esmagadora maioria dos cursos de treinamento de professores, mesmo nos países adiantados.
Outras descobertas da psicologia experimental tiveram melhor sorte nas salas de aula. O famoso Jean Piaget, contemporâneo de Hebb, por exemplo, tinha formação em biologia e se considerava “um epistemologista genético”. Piaget desenvolveu o conceito das quatro fases do aprendizado desde a infância: o estágio sensoriomotor, o período pré-operacional, o estágio operacional concreto e a fase operacional formal. Cada estágio tem diferentes características, bem detalhadas por Piaget, cujas descobertas foram comprovadas pelo desenvolvimento da neurociência nas últimas décadas, pois os processos por ele descritos podem ser relacionados hoje a áreas específicas do cérebro e a circuitos neuronais específicos, uma descoberta preciosa para educadores. Não se deve esquecer que também outra ideia de Piaget, segundo a qual ocorrem variações de um indivíduo para outro, foi igualmente confirmada pela neurociência atual, outra característica importante para educadores.
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