13 de fevereiro de 2010

Irã: o que está por trás do noticiário

O que não fica muito claro no noticiário sobre o Irã é o significado das porcentagens. O urânio serve basicamente para duas coisas: enriquecido a 4,5 por cento, produz eletricidade. Enriquecido a 80 por cento, serve para produzir bombas nucleares. Além disso, quem domina o enriquecimento a 4,5 por cento, já pode enriquecê-lo em qualquer porcentagem. Isto é, o urânio enriquecido a 4,5 por cento pode ser enriquecido a mais 4,5 por cento e assim sucessivamente. Daí a necessidade de vigiar cada país capaz de enriquecer o urânio a 4,5 por cento: esse país já é tecnicamente capaz de produzir bombas nucleares. E o fato de o Irã comunicar que já é capaz de produzir urânio a 20 por cento, o que já está fazendo, e de programar fazê-lo a 80 por cento - nos dois casos muito acima do que é necessário para gerar eletricidade - é uma advertência que o Irã está fazendo ao Ocidente: "Já que você não quer me deixar produzir urânio a 4,5 por cento para garantir a minha eletricidade, eu aviso que sou capaz de enriquecê-lo muito acima disso, o que me dá condições de rapidamente produzir bombas nucleares, embora essa não seja a minha intenção".

Nenhum comentário: