25 de janeiro de 2012

FMI: 1 trilhão ou depressão

Toda a mídia do mundo publicou a recente advertência da diretora do Fundo Monetário Internacional, Chritine Lagarde, segundo a qual as previsões de baixo crescimento para 2012 foram revisadas ainda mais para baixo. Mas só o jornal australiano The Sydney Morning Herald deu o devido destaque, em http://www.smh.com.au/business/world-business/imf-seeks-1-trillion-to-stave-off-1930s-moment-20120125-1qg7z.html#ixzz1kPfShqkZ, em inglês, ao fato de que ela acrescentou que, ou os países em crise recebem imediatamente o total de 1 trilhão de dólares, ou o mundo vai entrar numa Grande Depressão semelhante à dos anos 1930, que, diga-se de passagem, levou à Segunda Guerra Mundial.

2 comentários:

Anônimo disse...

Renatão ou alguém explicaria de onde seriam tirados 1 trilhão, como é esta mágica que faz brotar dinheiro onde o problema é, justamente, a falta de dinheiro. Não é como se pessoas sedentas perdidas no deserto resolvessem que no próprio deserto mais que seco devesse brotar muita água e o problema então estaria resolvido? Desculpem a ignorância, mas alguém pode explicar isto?

Renato Pompeu disse...

Falta dinheiro ou sobra dinheiro nas mãos dos setores financeiros, mas não há investimentos rentáveis, por causa da desvalorização provocada pelo barateamento doa produtos, produzido pelo desenvolvimento tecnológico?