23 de janeiro de 2014

A percepção do professor quanto aos alunos

Esse trabalho se inicia com a apresentação do questionário indicado, tal como foi respondido por um professor de Geografia do ensino médio estadual da cidade de São Paulo, prossegue com uma discussão sobre as questões apresentadas e se encerra com uma conclusão geral. O questionário Eis o questionário sobre “Percepções dos Professores do Ensino Básico a Respeito da Avaliação do Processo de Ensino-aprendizagem”, feito na Escola Estadual Professor Roldão Lopes de Barros. Identificação do professor – Antônio Nunes. Idade: 32 anos. Formação acadêmica: Licenciatura em Geografia. Há quanto tempo é docente? Há seis anos. Em qual etapa de ensino ministra aulas? Ensino fundamental e médio Questões a respeito da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem 1) O que significa “avaliar”? Significa dizer se as competências e habilidades foram desenvolvidas conforme a proposta curricular da Secretaria de Estado da Educação, atrelada no contexto social onde a escola está inserida; contextualização no processo do ensino-aprendizagem. 2) Qual a função da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem na instituição em que você trabalha? Serve como um termômetro de rendimento escolar. Sendo assim, podemos perceber se o aluno aprendeu sobre o conteúdo apresentado, ou se teremos que voltar ao assunto anterior. Vale ressaltar que nem tudo apresentado em sala de aula, o aluno leva para sua prática social. 3) Ao colocar em prática a avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, o senhor utiliza algum embasamento teórico? Qual? Livro didático, atlas (leitura e análise de gráfico). 4) O senhor já fez algum curso relacionado à avaliação? Se sim, qual foi? Não. 5) Seus alunos são avaliados em diferentes momentos? Se sim, em quais os momentos? Sim. Exemplo: seminário. 1.o momento; trabalho manuscrito, apresentação (clareza); 2.o momento: a interação do grupo; 3.o momento: coerência do conteúdo. 6) Quais os instrumentos de avaliação utilizados em sua sala de aula? Seminário, prova, trabalho em grupo, questionário, relatório de documentário. As questões 1)O que significa “avaliar”? Analisar se o significado da avaliação vai ao encontro de uma avaliação classificatória, formativa, participativa, somativa ou diagnóstica (ver o estudo da Unidade 5, especificamente o Tópico 4, Tipos de Avaliação). No caso, o professor apresentou uma definição geral de avaliação, sem especificar os tipos de que se utiliza. Ele se preocupa, basicamente, em cumprir o projeto da Secretaria Estadual de Educação, mas procura inserir esse projeto nas condições específicas de cada escola em que dá aula. 2) Qual a função da avaliação dos processos de ensino-aprendizagem na instituição em que você trabalha? Analisar se a função da avaliação significa apoio à aprendizagem, se avalia só o aluno ou a prática pedagógica do professor (ver a Unidade 5, especialmente o Tópico 3, Concepção e Importância da Avaliação). O professor descreve uma função de avaliação que implica apoio à aprendizagem, pois ele não se limita a avaliar se o aluno aprendeu ou não – no caso de o aluno não ter aprendido, o professor volta à temática. Com isso ele avalia não só o aluno, como também sua própria prática pedagógica como professor. 3) Ao colocar em prática a avaliação dos processos de ensino-aprendizagem, o(a) senhor(a) utiliza algum embasamento teórico? Qual? Analisar se o professor utiliza algum embasamento teórico e se esse embasamento tem coerência com o que ele respondeu nas outras questões. O professor se confundiu e apresentou como embasamento teórico de suas práticas de avaliação de ensino-aprendizagem o próprio material didático utilizado nas aulas. 4) O (a) senhor(a) já fez algum curso relacionado à avaliação? Se sim, qual foi? Relacionar a importância da formação pedagógica do professor com o processo de avaliação. Notamos que o professor não passou por uma formação pedagógica mais completa, pois não passou por nenhum curso específico relacionado com avaliação. 5) Seus alunos são avaliados em diferentes momentos? Se sim, em quais os momentos? Analisar se o aluno é avaliado apenas no final ou em todos os momentos e fazer uma relação com a questão 1. Se, por exemplo, o professor fala que avalia em todos os momentos, ele deve ter uma prática formativa, diagnóstica. O professor avalia em diferentes momentos, e, em cada momento, em diferentes fases, pelo que se pode depreender do exemplo que deu. Nesse caso, tudo indica que ele faz uma avaliação formativa, conforme se conclui a partir da resposta à pergunta 2, pois ele verifica o que o aluno aprendeu; e se conclui também que ele partiu de uma avaliação diagnóstica, para saber o que o aluno conhecia de início. 6) Quais os instrumentos de avaliação utilizados em sua sala de aula? Analisar se o professor percebe a diferença entre tipos e instrumentos de avaliação (ver a Unidade 5, especialmente o Tópico 4, Tipos de Avaliação, e o Tópico 5, Instrumentos de Avaliação). O professor menciona corretamente diferentes instrumentos de avaliação, mas tudo indica que ele não tenha maior informação a respeito do que sejam tipos de avaliação, pois não menciona nenhum tipo em nenhum momento. - Conclusão Apesar de o professor não demonstrar ter passado por uma verdadeira formação sobre a teoria e a prática da avaliação, a ponto de não demonstrar ter maiores informações sobre os tipos de avaliação, sua prática pedagógica, tal como ele a descreve, demonstra que, dentro de suas limitações, ele procura aplicar um processo de avaliação bastante adequado, empregando os tipos formativo e diagnóstico. Trata-se de um professor de Geografia do 2.o ano do ensino médio da Escola Estadual Professor Roldão Lopes de Barros, situado na Vila Mariana, um bairro de classe média alta e média média, porém os alunos são de origem popular, filhos de empregadas domésticas, cabeleireiras, acompanhantes de idosos etc. etc. que atendem famílias mais bem situadas da região, cujos filhos vão para escolas particulares. Os professores dessa escola são bastante dedicados a seus alunos, alunos que demonstram uma formação escolar bastante boa, considerando que se trata de uma escola pública nas difíceis condições conhecidas de todos. Os alunos têm uma tendência a simplesmente devolverem os conteúdos que lhes foram transmitidos, e tiram boas notas, mas alguns deles, especialmente entre as alunas, se empenham bastante em adquirir mais conhecimentos sobre os temas apresentados, pesquisando na Internet, por exemplo. Esse professor de Geografia em particular é um dos mais apreciados pelos alunos, por seu empenho na formação deles.

Nenhum comentário: