2 de março de 2010

Chile: obras públicas de construção privatizada teriam resistido menos ao terremoto do que as antigas de construção estatal

Declaração do Movimento da Esquerda Revolucionária do Chile, de sigla MIR em castelhano, afirma o seguinte:
"(...) As estradas e pontes antigas feitas pelo Estado resistiram ao terremoto. Não as novas vias expressas na capital. As vias expressas que foram privatizadas pelo Governo de Coalizão, que foram alardeadas como investimento público-privado, não resistiram a nenhum movimento sísmico e estão destruídas. Apesar de milhões em subsídios do governo, apesar de contratos, apesar dos pedágios cobrados aos usuários, todas as pontes e passagens para pedestres desabaram, matando pessoas e ferindo muitas mais. (...) A Democracia Cristã, a partir de seu controle sobre o Ministério da Habitação, legou tantos escândalos e tanta corrupção ao construir habitações de baixo custo que a Coalizão privatizou a construção de habitações de baixo custo. Agora, com o terremoto, as pessoas estão sendo despejadas porque suas casas são perigosas".
Trechos da declaração do MIR, em inglês, foram enviadas por Jon Flanders jonathan.flanders@verizon.net à lista de notícias americana Marxism.

Nenhum comentário: